18, 19 e 20 de julho de 2023, das 10h às 20h

Faltam  
Dias
Horas
Minutos
Segundos
  para a abertura dos portões

Sertãozinho: um belo lugar para se visitar

O Congresso Aviação Agrícola 2022 mais uma vez é recebido de braços abertos por Sertãozinho/SP. Distante 21 quilômetros de Ribeirão Preto, o município conta com uma natureza rica e belas construções que remetem à sua história, como o Museu da Cidade, que, antes de abrigar a memória da cidade, era o fórum e cadeia pública. Bem mais recente, destaque para a Estátua Cristo Salvador, onde os visitantes podem ter acesso a vista da cidade em 360°.

O secretário de Cultura e Turismo local, Marcelo Pelegrini, sugere ainda uma passagem pelos restaurantes da cidade, para degustar um dos melhores bifes à parmegiana da região. Também sugere um passeio pelos bares e restaurantes da Avenida Antônio Paschoal, uma via que cruza toda a cidade. Nela se concentra o movimento noturno.

E para quem deseja passear pela cidade, Sertãozinho permite andar por todo o perímetro urbano por avenidades. “Ela tem praticamente um anel viário que faz essa ligação”, acrescenta Pelegrini, deixando claro que está falando de uma cidade muito acolhedora. Segue abaixo alguns pontos turísticos que podem ser conhecidos nos momentos de lazer.

Alguns lugares para conhecer

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Sertãozinho/SP

Pórtico de Sertãozinho / PIT – Posto de Informações Turísticas

Na principal entrada do município, o local recepciona os visitantes, com pessoas responsáveis para indicar os atrativos e equipamentos turísticos, sua localização e demais informações sobre a cidade.

Endereço: Via de Acesso Otávio Verri, s/n, Sertãozinho, SP.

Praça 21 de Abril/Praça Matriz

Marco zero da fundação da cidade, a Praça 21 de Abril teve suas primeiras benfeitorias implantadas na gestão de Aprígio de Araújo. Em 1902, a remodelação do parque municipal marcava sua inauguração formal. De lá para cá, muitas reformas foram realizadas, auxiliando na caracterização atual da principal praça pública da cidade.

Endereço: A praça fica na rua Aprígio de Araújo, S/N, bairro Centro.

Parque Cristo Salvador

O Cristo Salvador tem 56 metros de altura e um mirante que dá para ver a cidade em 360 graus. Além do monumento, os visitantes desfrutam de uma imensa área verde. Formado por calçadas e pórticos, o parque é totalmente fechado, possui lanchonete e estacionamento.

Endereço: rua Amélia Dândaro Rodrigues, 605, no bairro Cidade Jardim.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

Parque Ecológico e de Lazer Gustavo Simioni

A estrutura conta com campos de futebol, quadras de tênis, quadras poliesportivas, estaleiros para pesca, preferencialmente esportiva, quiosques com e sem churrasqueiras, piscina adulto e infantil, praia artificial, chuveirões, ciclovia, pista de corrida e caminhada, ampla área verde, estacionamento, playgrounds, pedalinhos, entre outras atrações. A área total é de 822.065 m².

Endereço: O acesso é feito pela Rodovia Armando Sales Oliveira, Km 342. É importante lembrar que o local fica fechado às segundas e terças-feiras para manutenção.

Horário de funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 9h às 18h, com entrada até as 17h.

Museu da Cidade

Sede do antigo fórum e da cadeia pública, o prédio foi projetado pelo arquiteto Manuel Sabacter. Construído em 1913 em estilo neoclássico e inaugurado em 23 de julho de 1916, hoje, é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT, por meio da Resolução 53, de 19 de setembro de 1985.

Endereço: Rua Expedicionário Lellis, 1.500, bairro Centro. Telefone: (16) 3945-9363

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. 

Museu da Cana

Foto: Beto Batista

O antigo Engenho Central ocupa terras dos municípios de Sertãozinho e Pontal. O prédio construído no início do século XX, no estilo industrial britânico, com galpões amplos, tijolos aparentes e ornatos simples, abriga maquinário escocês do fim dos anos de 1880, como moenda a vapor, cozedores, cristalizadores e ensacadores, ainda nas posições originais dentro da linha de produção do engenho. Outros objetos de relevância histórica são as antigas semeadeiras, bombas de abastecimento

(Fonte: https://www.museudacana.org.br)
Endereço: Fazenda Engenho Central, Casa 1, Zona Rural Pontal, SP.

Prédio da Antiga Biblioteca Municipal Dr. Antônio Furlan Jr

Fundada em 1956, já funcionou na antiga Casa de Saúde, em um prédio em frente ao Paço Municipal e no casarão na Praça 21 de Abril. Desde 2017, está no prédio da secretaria de Cultura e Turismo, oferecendo maior conforto aos seus usuários. Hoje a biblioteca conta com mais de 15 mil livros, além de materiais para consultas e pesquisas. 

Endereço: Rua Aprígio de Araújo, 1.102, bairro Centro.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. 

Parque Linear Urbano

Complexo de Macrodrenagem, Viário e Lazer Antônio João Gimenes – Toninho Gimenes

O Parque possui um reservatório de retenção, com capacidade máxima de 700,5 mil m³ de água. A drenagem tem por finalidade a contenção das enchentes nas imediações do Córrego Sul. Dentro do Complexo, está inserido o Parque de Lazer Guiomar Carvalho Benelli, contando com pista de caminhada, quadras esportivas, academias ao ar livre, ciclovia, parque infantil, estacionamento e outros equipamentos.
Endereço: Av. Nelson Matheus Benelli, S/N.
Horário de funcionamento: 6h às 22h todos os dias

Parque Ecológico Daniel Schiavinato

O Parque possui área de ginástica com academia, espaço com mesa de jogos, calçadas de concreto, pavimentação com lajotas tipo raquete, quiosques, pergolados, playground, ciclovia, bebedouros, bancos de madeira e de concreto, paisagismo e iluminação LED.

Endereço: Rua Primo Chinaglia, 106, bairro Jardim Itapuã.

Por Jane Catarina de Oliveira, editora-chefe da Revista Aviação Agrícola

plugins premium WordPress